XIV Encontro Regional da ANPUH-Rio

A associação Nacional de História realizará entre os dias 19 a 23 de julho na Unirio o XIV Encontro Regional da ANPUH-Rio com o tema: Memória e Patrimônio.
Profª PHRYGIA ARRUDA
Ementa:
Buscar através da análise de desenhos e narrativas sobre seu dia-a-dia conhecer o imaginário infantil sobre a história e a memória do bairro. Estudo de aspectos multidisciplinares, conceitos e princípios da relação entre a criança e a cidade através da metodologia da Educação Patrimonial. Observar como através das imagens mentais as crianças entre 6 e 10 anos percebem, utilizam e apreciam o bairro em que moram;
Através da observação entender como o bairro pode encorajar ou prejudicar o desenvolvimento individual e coletivo das crianças;
Conhecer alguns procedimentos que incentivem a participação das crianças na pesquisa levando-as a adquirir conhecimentos e habilidades que lhes permitam agir sobre a paisagem do bairro: através da elaboração, aplicação de mapas mentais e junto a narrativas sobre essas experiências.
Conteúdo Programático:
Módulo 1. Apresentação da atividade de Oficina de Educação Patrimonial levando os participantes inscritos a “experimentarem” a metodologia proposta;
Módulo 2. Apresentação de textos sobre a imagem da cidade, a memória social (coletiva/individual), narrativas e dos programas de preservação do patrimônio cultural;
Módulo 3 e Módulo 4. Atividade de atelier: exercícios de mapas mentais na Oficina junto aos exercícios de construção de modelos de narrativas infantis discussão final. Preparação do material para que os alunos experimentem o desenhar um mapa mental que poderá fazer parte de uma exposição {opcional}.
Coordenadora: PHRYGIA ARRUDA (Pós Doutor(a) - UFRJ)
Confiram a programação do evento em: http://www.encontro2010.rj.anpuh.org/
E estão abertas as inscrições para participar dos minicursos oferecidos durante o evento da ANPUH que contam com diversos temas ligados a memória e patrimônio. Entre eles o minicurso:
- Análise do imaginário infantil sobre a história e a memória urbanasProfª PHRYGIA ARRUDA
Ementa:
Buscar através da análise de desenhos e narrativas sobre seu dia-a-dia conhecer o imaginário infantil sobre a história e a memória do bairro. Estudo de aspectos multidisciplinares, conceitos e princípios da relação entre a criança e a cidade através da metodologia da Educação Patrimonial. Observar como através das imagens mentais as crianças entre 6 e 10 anos percebem, utilizam e apreciam o bairro em que moram;
Através da observação entender como o bairro pode encorajar ou prejudicar o desenvolvimento individual e coletivo das crianças;
Conhecer alguns procedimentos que incentivem a participação das crianças na pesquisa levando-as a adquirir conhecimentos e habilidades que lhes permitam agir sobre a paisagem do bairro: através da elaboração, aplicação de mapas mentais e junto a narrativas sobre essas experiências.
Conteúdo Programático:
Módulo 1. Apresentação da atividade de Oficina de Educação Patrimonial levando os participantes inscritos a “experimentarem” a metodologia proposta;
Módulo 2. Apresentação de textos sobre a imagem da cidade, a memória social (coletiva/individual), narrativas e dos programas de preservação do patrimônio cultural;
Módulo 3 e Módulo 4. Atividade de atelier: exercícios de mapas mentais na Oficina junto aos exercícios de construção de modelos de narrativas infantis discussão final. Preparação do material para que os alunos experimentem o desenhar um mapa mental que poderá fazer parte de uma exposição {opcional}.
Coordenadora: PHRYGIA ARRUDA (Pós Doutor(a) - UFRJ)
Confiram a programação do evento em: http://www.encontro2010.rj.anpuh.org/
0 comentários:
Postar um comentário