P√°ginas

terça-feira, 25 de maio de 2010

A música na era Google:Nostalgia, modernidade e vanguarda?


Muita coisa aconteceu nesses anos 2000 ou 00’s, tanto boas quanto ruins.Devo citar que deu no saco essa invasão Emo que tivemos,mas também tiveram coisas bem legais com o surgimento de bandas como Strokes, Arctic Monkeys e Bloc Party.Fora a invasão emo e indie o que mais tivemos?
A galera parece percebeu que “recordar é viver” e foram feitas centenas de festas “ploc” tocando Ultraje a Rigor, Blitz, Gang 90 e outros sons feitos com guitarras usando e abusando do chorus. Não sou contra os anos 80, mas isso vai gerando uma eterna nostalgia. Já estão criando festas tocando o melhor dos 90’s.Por falar em 90’s,acho que não surgiu mais nada que já não estivesse feito na música brasileira em termos de movimento,além do tal do Mangue bit(ou beat),é claro.Apesar de Fred Zero Quatro(Mundo Livre S.A.) dizer que o mangue bit é um movimento que não existe.Mas isso é assunto pra uma outra hora.
Nesses últimos tempos tem surgido uma galera regravando Noel Rosa, Adoniran Barbosa e etc. Reafirmando mais a nostalgia, que em alguns desses casos é de uma época em que não viveram.Um monte de mulher surgiu meio que do nada na MPB(Ana Cañas, Mariana Aydar, Roberta Sá, Maria Gadú...),com uma aura talvez de renovação.
O império Los Hermanos acabou sendo fragmentado nas dezenas de projetos do Rodrigo Amarante e no terrível disco solo do Marcelo Camelo, que ao vivo é acompanhado pela excelentíssima banda instrumental Hurtmold(bem paradoxal). Outro fato é que os Los Hermanos deixaram todo um legado que é copiado por muita bandinha indie atualmente. Isso é bom? Não cabe a mim responder.
Mas ainda resta uma esperança!E não é a volta de bandas como Queen e The Doors,mas é a galera que surge dos becos.No Brasil podemos citar artistas/bandas como:Kamau, Emicida, Macaco Bong, Móveis Coloniais de Acaju e Zander. Na gringa nem vou dizer, pois também existem milhares de artistas/bandas que estão fazendo coisa boa em seus home studio, de forma independente graças ao avanço tecnológico,a crise da indústria fonográfica e o que foi desenrolando a partir disso.
Basta apenas garimpar para achar algo realmente interessante na música atual,mas antes desligue a sua TV e vá para os blogs de música. Pois esses será o nosso futuro,ou não.

1 comentários:

Erika Nascimento disse...

Bem-vindo ao Tricotando Arte Rodrigo!!
Adorei o post!!!

25 de maio de 2010 às 19:05

Postar um comentário

 
Tricotando Arte | by TNB ©2010