P√°ginas

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Caminho de Niemeyer

Olá,

Bom, esse é o meu primeiro mês de estágio no Museu de Arte Contemporânea de Niterói no RJ numa jornada de trabalho que me faz perder meus preciosos finais de semana. Mas não é esse o motivo da postagem, o que pretendo é dar meu depoimento sobre arte contemporânea que estou podendo observar bem de perto, estarei sempre postando alguma novidade de lá.

Para quem não conhece ainda o museu vale muito a pena ir e admirar a arquitetura de uns dos principais arquitetos do Brasil e do mundo, Oscar Niemeyer. Isso sem falar na vista do Rio, cidade maravilhosa, que é belíssima.


Uma coisa que descobri e fiquei surpresa é que o formato do museu não é uma nave espacial que todos pensam. Oscar Niemeyer projetou o museu pensando em algo orgânico, no caso, uma flor e de Lotos. Pois pelo que parece ele queria homenagear os egípcios e que a obra levantasse do chão com uma única estrutura de sustentação que fica no centro do Mac.

A maioria dos visitantes é turista que vai mais para tirar foto do museu deixando a exposição do acervo passar despercebida. O mais engraçado disso tudo é o figurino dos gringos pedindo para serem assaltados (infelizmente essa é a realidade) bermuda, blusa florida, chapéu de palha e uma mega câmera no pescoço.

Alguns fazem cara do tipo que entendeu tudo sobre a obra do artista outros passam direto como se estivessem dentro de um shopping. Eu sei que é difícil entender as obras realizadas por alguns artistas contemporâneos, mas não nada fazer um esforço? Por exemplo, nessa obra do Ernesto Neto, são meias de náilon e chumbo dentro e o título é Passo (feita em 1988),vai entender? Mas para o artista tem uma explicação:

"Encontrei nas meias uma espécie de pele que, além de limitar os elementos orgânicos representados pelas bolinhas de chumbo, estabelece um contato com o mundo exterior. Ao mesmo tempo, ao introduzir as bolinhas na meia, traço um paralelo com a fecundação e a fertilidade... Na relação entre o homem e a mulher há o filho, a família, que no meu trabalho é algo muito importante... a fusão gerando uma outra partícula é esse relacionamento de fusão que me interessa."



O pior de tudo é quando os visitantes cismam que tem tocar na obra. Será que com isso a obra vai transmitir por osmose alguma coisa? Não sei, mas toda hora preciso falar: -“Senhor (a), por favor, não toque na obra”

É o que acontece nessa obra da artista Nazareth Pacheco. Todos querem tocar. Não façam isso! São agulhas de verdade e machucam.


Até a próxima =)

2 comentários:

Josy Antunes disse...

Quero muito ir há um tempão :(
Como é a viagem Belford Roxo x MAC?

10 de fevereiro de 2010 às 02:28
Erika Nascimento disse...

Vale muito a pena conhecer o museu =) Lembrando que neste final de semana não abrirá devido ao feriado de Carnaval.

Bom, a viagem até lá não é tão longa o problema que não temos condução direta. Eu costumo ir ao terminal de Nova Iguaçu e pego aquele Minho. Espero outro ônibus até o Mac lá no terminal mesmo de Niteroi é o 47B,é só perguntar que todos saberam te informar... A entrada custa 4 reais e estudante paga meia.

Aguardo a visita!!

10 de fevereiro de 2010 às 02:41

Postar um comentário

 
Tricotando Arte | by TNB ©2010